Bem, olá a todos/as!
Como vão os vossos grupos? Espero que tão terríveis e divertidos como o meu! =D
Bem, estava para aqui a fazer um trabalho, quando me surgiu esta dúvida...será que todos nós (Educadores e auxiliares) temos bem esclarecido na nossa mente quais as funções exigidas pelo nosso cargo? Isto surge porque já presenciei 2 ou 3 actividades, inicialmente "lançadas" por colegas de Jardim, que depois acabam por ser "abafadas" pela respectiva auxiliar, numa questão de minutos. Não digo que o façam de propósito, mas é um pouco constrangedor, não?
Andei a pesquisar e encontrei o seguinte:
Definição de Profissões e categorias profissionais
A – Trabalhadores em funções pedagógicas
Auxiliar de educação – É o trabalhador com curso específico para o ensino pré-escolar, que elabora
planos de actividade de classe, submetendo-os à apreciação dos educadores de infância e colabora
com estes no exercício da sua actividade.
Educador de Infância – É o trabalhador habilitado com curso específico e estágio que tem sob a sua
responsabilidade a orientação de uma classe infantil. Organiza e aplica os meios educativos
adequados em ordem ao desenvolvimento integral da criança: psicomotor, afectivo, intelectual, social,
moral, etc. Acompanha a evolução da criança e estabelece contactos com os pais no sentido de se
obter uma acção educativa integrada. É também designado por educador de infância o trabalhador
habilitado por diploma outorgado pelo Ministério da Educação para o exercício das funções atrás
descritas, desde que efectivamente as exerça ou como tal tenha sido contratado.
(in FENPROF - Definição de funções)
Bem, eu presumo que estes planos de classe sejam para salas sem educador...e que esta colaboração exista como colaboração, certo?
Pronto, e deixo-vos com mais um ponto de vista deste lado =P
Beijinhos,
a Educadora!
Sem comentários:
Enviar um comentário