Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Olá a todos/as!

Recebi um e-mail com dúvidas e acho que se as colocar aqui poderei esclarecer mais algun/as de vocês!
Obrigada pelo vosso feedback!

Nota muito importante, devem realizar registos de todas as observações referentes aos PI's. São necessárias tabelas, registos escritos, fotografias, algo que comprove (para além do trabalho em si) que aquela competência foi trabalhada e qual o resultado das actividades realizadas.

O perfil de desenvolvimento por idade não tem de ser igual ao fornecido pelos manuais. Na vossa instituição, podem e devem ter aqueles como base, mas podem acrescentar e/ou retirar competências/objectivos que vocês acham que fazem mais sentido. Os mesmos devem ser preenchidos em conjunto com os encarregados de educação, por isso devem preenche-los durante o período de adpatação da criança. Assim já tiveram um tempinho para observar a criança e sempre podem "discutir" opiniões com os pais.

Dúvidas:

- Podemos acrescentar "comportamentos observáveis" nos planos de desenvolvimento? Podemos e devemos. Os planos podem ser alterados.

- No plano individual, na parte dos objetivos/resultados desejáveis colocam-se apenas as competências que a criança não adquiriu e emergentes ou todas incluindo as que já estariam alcançadas? Colocam-se apenas as emergentes e não alcançadas que irão ser trabalhadas durante o período de vigência daquele PI. Podem acrescentar outros comportamentos a trabalhar, que não constem no perfil de desenvolvimento daquela idade, ou que vocês achem que façam sentido para aquela criança.

- No caso de se colocar apenas as que não adquiriu e as emergentes, na elaboração do segundo pi se a criança já tivesse alcançado tudo, o que se colocaria? É que tenho por exemplo uma criança que no tema "Auto-conceito" (de acordo com os perfis que estão no manual de qualidade) já adquiriu as competências que aí estão. Assim deixo de colocar esse tema no plano individual? Se não existe mais nenhuma competência que possam e pretendam trabalhar com essa criança, mesmo que não conste do perfil de desenvolvimento, deixam de colocar, uma vez que a criança adquiriu as competências necessárias aquela faixa etária. Mas uma coisa muito importante, tenham tudo registado, em tabelas, com fotos, registos escritos, etc. Tem de haver uma "prova física" de que aquela competência foi trabalhada e qual o resultado.

Obrigada à colega I. pelas questões colocadas.
Bom trabalho,
a Educadora!

1 comentário:

Era uma vez... disse...

É muito bom voltar a vê-la por aqui, tinha saudades suas, mas por favor, partilhe a sua vida diária e dos seus meninos, partilhe as suas experiências didáticas e pedagógicas de sala.
A vida burocrática embora necessária, não pode ocupar a essencia da beleza da educação e as colegas que invadem a sua vida com questões obviamente pertinentes, estão de certa forma a limitar a troca tão generosa que todos fazemos humildemente neste espaço virtual. Volte com a alegria caraterística que nos habituou no passado, esperamos ansiosamente por si.
Seja feliz! Muito feliz, são os nossos desejos.

Laura e piratinhasnoji.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails