Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mais uma ajuda sobre SGQ


Vou tentar ajudar as pessoas interessadas.

Para trabalharem em creche, foi lançado há coisa de meses um projecto 5 estrelas, que para mim é do melhor que há. Chama-se PIM E TITO - Projecto Criativo para Creche. É um pouco carote para pagar tudo de uma vez, mas existem sempre facilidades de pagamento. Mas tem-me ajudado imenso e é o melhor da valência que existe actualmente.

Para se obter a certificação tem de se ter uma "amostra" do trabalho realizado em toda a instituição com pelo menos 6 meses, ou seja, se tivessem iniciado este ano lectivo, neste momento já teriam material para apresentar nas auditorias a fim de obterem a certificação. Mas mesmo que não seja esse o objectivo a curto prazo, a verdade é que este método de trabalho nos deixa mais organizadas. Isto não é nada que nós já não fizessemos, mas pronto... temos de ter registos de tudo.

O nosso trabalho não tem de ser uma cópia da documentação fornecida pelo ISS, por isso, quanto mais tempo de trabalho tiverem com os instrumentos, mais fácil será ir fazendo as devidas modificações até estes se encontrarem perfeitamente adequados à realidade da vossa instituição. Desde que vocês achem os documentos práticos e saibam justificar a sua utilidade e funcionalidade, não existe problema absolutamente nenhum.

No início do ano lectivo, os pais e encarregados de educação  deverão preencher a FAD (Ficha de Avaliação de Diagnóstico). 

Tanto a Creche como o Jardim de Infância deverão trabalhar para a certificação da qualidade, desta forma, foram organizados e estabelecidos os prazos para preenchimento da documentação a usar.

- Para a Creche, deverá ser preenchida a FAD na primeira reunião, o PAI (Plano de Acolhimento Inicial) deverá ser preenchido nos primeiros 30 dias seguintes, bem como o PD (Perfil de Desenvolvimento). Ao final de 30 dias a contar da admissão da criança, deverá ser elaborado o PI (Plano Individual), com base nos três documentos ante-iores.

- Para o Jardim de Infância, deverá ser preenchida a FAD na primeira reunião, o PAI deverá ser preenchido nos primeiros 15 dias, bem como o PD. A elaboração do PI deverá ocorrer em seguida, com base nos três documentos anteriores.

- Os Perfis de Desenvolvimento (PD) poderão ser os mesmos fornecidos pelo Manual de Processos Chave (ISS) e/ou pelo Manual da EQUAL.

- Todos os documentos só serão válidos após tomada de conhecimento e rubrica dos pais/encarregados de educação, ou se por qualquer motivo não houver resposta por parte dos mesmos, estes ficarão automáticamente validados ao final de 30 dias. Esta informação deve ser dada aos pais na primeira reunião e constar em acta.

- Os PI’s serão trimestrais no caso do Jardim de Infância, e semestrais para a Creche. Para a elaboração dos mesmos, deverão ser usadas as Áreas de Desenvolvimento da Creche (Autonomia, Cognição, Comunicação e Linguagem, Motricidade e Socialização ou Pessoal e Social, Cognitiva, Criativa e Motora) e as Áreas de Conteúdo do Pré-Escolar (Área da Formação Pessoal e Social, Área do Conhecimento do Mundo e Área da Expressão e Comunicação).

- Deverá existir uma planificação mensal para o Jardim de Infância e um Projecto Pedagógico trimestral para a Creche (Planificação), com planos diários de actividades. O modelo de planificação e projecto, será o mesmo indicado pelo Manual de Processos Chave do ISS.

Se querem começar já a trabalhar (agora em Fevereiro), e de forma certa, a vossa equipa pedagógica deve reunir-se (e olhem que será necessário disporem de algum do vosso tempo pós-laboral), pegar em todos os perfis de desenvolvimento de todas as idades e organizá-los: por áreas (quer de desenvolvimento quer de conteúdo), depois por subtemas (tal como estes surgem nos actuais perfis – ex.: relações interpessoais) e os objectivos específicos. Podem manter os que lá estão ou eliminar e adicionar outros que vocês achem que se enquadram melhor.
Para facilitar o trabalho, vocês podem adicionar 3 ou 2 colunas  aos vossos perfis (consoante a valência) sobre as avaliações (não alcançado, emergente e alcançado), eliminando assim as 3 últimas colunas do Perfil de Desenvolvimento. Cada conjunto dessas colunas irá permitir fazer a vossa avaliação por trimestre/semestre.

Depois de terem tudo isto pronto, vocês devem criar uma LISTA DE MONITORIZAÇÃO DOS OBJECTIVOS PEDAGÓGICOS para cada idade. A que se refere esta lista? Muito bem, esta lista é nada mais, nada menos, do que uma lista de objectivos gerais que vocês irão criar para cada um dos conjuntos de subtemas e objectivos específicos que tem o vosso perfil de desenvolvimento. Nota importante, os objectivos específicos que constarem desta lista, têm obrigatoriamente de ser os mesmos que vocês optaram por colocar no Perfil de Desenvolvimento de cada idade. Deixo apenas um exemplo de como poderá ser essa lista e do que ela deve conter. O que está a negrito é o objectivo geral.
 
 
Se repararem, o Plano Individual também sofreu algumas alterações. Eu costumava numerar os objectivos em cada área de 1 a x, e na seguinte iniciava novamente a numeração em 1, mas as novas indicações é que se sigam sempre os números sem recomeçar do início a cada área.

 
 

Os manuais da qualidade, podem fazer o download através deste link; http://www2.seg-social.pt/left.asp?05.18.08.02

Não se esqueçam dos registos de entradas e saidas, dos registos de higienização que devem ser individuais, das autorizações para tomas de medicação SOS, para tirarem fotografias e para eventuais saídas. Tudo isso deve constar do processo da criança. Se os pais assinalam a tma de um medicamento, por favor, registem numa grelha no processo da criança incluindo a data de balidade do mesmo.
 
Qualquer dúvida, por favor, disponham!

Se não ficaram completamente esclarecida, por favor, enviem e-mail que eu tento ajudar e esclarecer de outra forma.

À medida que vamos usando os documentos, eles vão sofrendo alterações, de forma a que se tornem satisfatórios e coerentes com a nossa forma de trabalhar. Por isso se vocês se depararem com esta situação, não se assustem, é perfeitamente normal.

Beijinhos
         a Educadora!

3 comentários:

Laura Rodrigues, Ed. disse...

Querida colega!
É com imensa alegria que vejo que regressou ao blog. Parabéns pela excelente partilha que tão gentilmente nos premeia. Sou educadora (18 anos de serviço) numa IPSS, e estamos também nós a usufruir de todo este saber. Já tivemos no inicio do ano a visita da auditoria que, muito nos ajudou também a melhorar e a crescer. Todos os dias é uma conquista realizada, pois a equipa assumiu uma postura de aprendizagem, procura e reciclagem constante. Nada se faz sem trabalho, entrega total e muitas horas extras...muitas mesmo...mas a verdade é que neste momento estamos num patamar de conhecimento da criança muitíssimo rico, com registos que nos ajudam nessa tomada de conhecimento. Muitos dos documentos podem e devem ser contextualizados ao nosso grupo e ao nosso estabelecimento educativo. É preciso coragem para generalizar alguns, mas a fundamentação correta e verdadeira da nossa parte, dão-nos razão e a argumentação ganha força. Somos nós o fio condutor deste processo e não podemos de forma alguma descorar o trabalho pedagógico rico e fundamental com a criança, quer seja em grupo ou individual. Os documentos surgem como um apoio, uma base de registo, para mais tarde sustentar a nossa avaliação.
Felicito-a pela coragem de aqui esclarecer tantas dúvidas, de enfrentar tantas opiniões, mas acima de tudo por revelar um espírito de partilha tão humilde.
Bem haja.

Laura
piratinhasnoji.blogspot.com

Educadora! disse...

Obrigada Laura,

da mesma forma que eu gosto que me ajudem (não que me façam a painha toda), também gosto de ajudar.

Um beijinho grande e por favor, partilhe connosco como anda a implementação de toda esta documentação na vossa instituição.

Beijinhos,
a Educadora!

E agora, a creche ? disse...

Olá colega :) caso esteja a trabalhar, ou tenha trabalhado com a faixa etária de 1/2 anos, têm algum documento que indique ou exemplifique quais os temas a desenvolver durante o ano letivo? Temas esses que deverão ser trabalhados e influenciam o desenvolvimento das crianças. Obrigada!! :)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails