Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

domingo, 14 de novembro de 2010

Perfil de Desenvolvimento da criança - 3 a 4 anos

(Imagem retirada da net)
Olá colegas,

vim deixar-vos umas dicas, que encontrei pela web (em diversos sites, nada é da minha autoria), para que possam adaptar o Perfil de Desenvolvimento da criança - 3 a 4 anos, ao Jardim de Infância. Já que na Creche é como que "obrigatório" implementar o PDC, mais vale não perder a "pedalada" e fazer nas duas valências.

Um beijinho grande,
a Educadora!



Desenvolvimento da criança (de 3 a 4 anos)


Desenvolvimento Físico
• Grande actividade motora: corre, salta, começa a trepar escadas, pode começar a andar de triciclo; grande desejo de experimentar tudo;
• Embora ainda não seja capaz de apertar os atacadores, veste-se sozinha razoavelmente bem;
• É capaz de comer sozinha com uma colher ou um garfo;
• Faz puzzles simples;
• Copia figuras geométricas simples;
• É cada vez mais independente ao nível da sua higiene; é já capaz de controlar os esfíncteres (sobretudo durante o dia);

Desenvolvimento Intelectual
• Compreende a maior parte do que ouve e o seu discurso é compreensível para os adultos;
• Utiliza bastante a imaginação: início dos jogos de faz-de-conta e dos jogos de papéis;
• Compreende o conceito de "dois";
• Sabe o nome, o sexo e a idade;
• Repete sequências de 3 algarismos;
• Começa a ter noção das relações de causa-efeito:
• É bastante curiosa e inquiridora;

Desenvolvimento Social
• É bastante sensível aos sentimentos dos que a rodeiam relativamente a si própria;
• Tem dificuldade em cooperar e partilhar;
• Preocupa-se em agradar os adultos que lhe são significativos, sendo dependente da sua aprovação e afecto;
• Começa a aperceber-se das diferenças no comportamento dos homens e das mulheres;
• Começa a interessar-se mais pelos outros e a integrar-se em actividades de grupo com outras crianças;

Desenvolvimento Emocional
• É capaz de se separar da mãe durante curtos períodos de tempo;
• Começa a desenvolver alguma independência e auto-confiança;
• Pode manifestar medo de estranhos, de animais ou do escuro;
• Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda;
• Imita os adultos;

Desenvolvimento Moral
• Começa a distinguir o certo do errado;
• As opiniões dos outros acerca de si própria assumem grande importância para a criança;
• Consegue controlar-se de forma mais eficaz e é menos agressiva;
• Utiliza ameaças verbais extremas, como por exemplo "Eu mato-te!", sem ter noção das suas implicações;

Acções que Realiza
- Consegue colocar suas roupas e tirá-las sem ajuda de um adulto.
- Gosta de desenhar.
- Nesta fase já consegue segurar um lápis na posição correta.
- Consegue pedalar.

Como Reage
- Brinca com as outras crianças.
- Apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que estão ao seu redor, por exemplo, se perceber que seu pai está triste, procura confortá-lo.

Desenvolvimento da auto-suficiência social:
- Come sozinha com uma colher ou grafo;
- É mais independente ao nível da sua higiene (ex. Lava e seca as mãos com ajuda, vai sozinha à casa de banho);
- É capaz de controlar os esfincteres durante o dia e a noite;
- Consegue vestir e despir sem ajuda algumas peças de roupa com fecho simples.

Desenvolvimento da Fala e Linguagem:
- Constrói frases com até seis palavras, sobre o dia a dia, situações reais e pessoas próximas.
- Compreende a existência de regras gramaticais e tenta usá-las.
- É comum a troca do "r" pelo "l", a qual acaba por volta dos 3 anos e 6 meses.
- Compreende os conceitos de igual e diferente.
- É capaz de separar os brinquedos por tamanho e cor.
- Lembra e conta histórias;
- Gosta de histórias e ouve-as atentamente;
- Sabe o nome, o sexo, a idade e usa pronomes e plurais;
- Conta pequenos episódios, faz conversas e pergunta muito;
- Sabe canções e rimas;
- Em regra conta até 10, mas tem pouca noção de quantidade;
- Melhoria da inteligibilidade do discurso e capacidade articulatória;
- Começa a ter noções espaciais;
- Responde a ordens envolvendo 2 a 3 acções ou 2 objectos;
- Combina 4 a 5 palavras na frase;
- Usa frases compostas com “e”;
- Aparecimento da conjunção “porque”;
- Descreve 2 acontecimentos pela ordem que ocorrem;
- Emprega os tempos passados dos verbos;
- Identifica correctamente a utilidade dos objectos familiares.

Desenvolvimento lúdico, emocional e social:
- Preocupa-se e agradar os adultos que lhe são significativos;
- Interessa-se mais pelos outros e pelos jogos e brincadeiras com outras crianças, retirando satisfação;
- É afectuada com irmãos ou amigos, sendo capaz de partilhar brinquedos;
- Grande interesse por actividades lúdicas e imaginativas: início dos jogos de faz-de-conta (introduz pessoas e coisas imaginárias) e dos jogos de papéis (imitação dos adultos);
- Começa a aperceber-se das diferenças no comportamento dos homens e das mulheres;
- É capaz de se separar da mãe durante curtos períodos de tempo;
- Pode manifestar medo de estranhos, de animais e do escuro.

Desenvolvimento da visão e manipulação:
- Agarra cubos e passa-os de uma para a outra mão;
- Constrói uma torre com 9 cubos e uma ponde com 3;
- Agarra bolinhas de papel em movimento de “pinça”;
- Segura um lápis entre o polegar e o indicador, descansando no 3º dedo;
- Corta papel com uma tesoura;
- Copia linhas verticais, horizontais e formas simples (ex. Círculo);
- Desenha figuras humanas já perceptíveis (ex. Cabeça e outra parte);
- Faz puzzles simples (3 peças ou prancha de formas);
- Nomeia algumas cores primárias;
- Emparelha até 7 letras (T com T, H com H, distinguindo as diferenças visuais entre elas).

Desenvolvimento Motor:
- Corre, salta, trepa os móveis, empurra objectos grandes à volta dos obstáculos;
- Equilibra-se de pé, por pouco tempo, numa só perna;
- Anda na ponta dos pés;
- Pedala e conduz um triciclo;
- Dá pontapés com forla numa bola e apanha uma bola grande com os braços estendidos;
- Sobe escadas alternando os pés, mas quando desce fá-lo degrau a degrau, podendo saltar o último a pés juntos;
- É consciente dos seus movimentos e do seu tamanho em relação aos objectos que a rodeiam podendo desviar-se deles.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails