Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

sábado, 13 de novembro de 2010

Gestão dos Planos de Desenvolvimento Individuais (PDI's)

(Imagem retirada da net)

Olá colegas!

Tenho estado um pouco ausente, por motivos profissionais, mas venho partilhar com todos vocês a experiência que tive nos últimos dias, à cerca de uma formação super importante: "Gestão dos Planos de Desenvolvimento Individuais".

Eu sei que vos tenho passado informação sobre os impressos constantes do Manual de Processos Chave da creche do ISS, mas após esta formação, penso que vos devo esclarecer sobre alguns (muitos) pontos, que até ao momento eu também não sabia.

Ora bem, dos 3 manuais da qualidade que o ISS apresenta para a Creche, devem iniciar a vossa leitura pelo Manual de Avaliação da Qualidade. Isto por um único motivo: ao lermos a manual, temos umas perguntas às quais deveremos responder e aí verificarmos em que nível de qualidade a nossa instituição se encontra (A, B ou C). Depois (e isto deve ser debatido com a direcção), deveremos saber qual o nível de qualidade que pretendemos ter e trabalhar (muito) para implementar este trabalho. Só depois de saber qual o nível de qualidade que pretendemos é que poderemos introduzir os procedimentos e impressos constantes no Manual de Processos Chave, de acordo com o nível definido.

Embora os 3 manuais da qualidade do ISS sirvam para implementar a qualidade na nossa instituição, com o objectivo de obter a certificação da qualidade do mesmo, o material constante no Manual de Processos Chave deve ser implementado (se não na sua totalidade, pelo menos de forma gradual), por fim a evitar as multas resultantes das inspecções efectuadas pelo ISS. A sim, sempre nos vamos familiarizando com este processo, o que poderá facilitar a transição mais tarde.

A Certificação da Qualidade da nossa Creche/Jardim de Infância só vem aumentar a competitividade entre estabelecimentos.

Isto quer dizer o seguinte: os pais procuram qualidade de serviço e isso só poderá ser garantido por uma certificação (o nosso bom desempenho profissional não basta). E na hora em que tiver de escolher uma instituição para os seus filhos, por certo que procuraram estabelecimentos certificados (que por sinal passarão a constar numa lista de equipamentos com certificação da qualidade).

Muita coisa teria e tenho para partilhar convosco, mas tem de ser algo efectuado com calma. Peço-vos apenas que em conjunto com os vossos superiores hierárquicos discutam esta situação da certificação da qualidade. Decidam que nível pretendem ou pretenderão um dia ter e comecem a trabalhar para ele, leiam o manual de avaliação da qualidade e gradualmente comecem a mudar os "velhos hábitos". Pelo que vi, este é um processo moroso (mínimo 2 anos de muito trabalho), que acarreta alguns custos (a nível da implementação da qualidade que pode ser feita com o auxílio de alguém qualificado para a situação e depois da própria certificação) mas que só nos traz vantagens.

Para as colegas do Jardim de Infância, ainda não existe nada direccionado para esta valência, mas podem sempre adaptar o material da creche, até porque deve estar tudo em conformidade entre as duas valências.

Eu posso fornecer-vos (através de pedidos de e-mail) os meus apontamentos da formação bem como os manuais, os impressos, etc. Por certo será bem mais fácil a sua compreensão, contudo, para quem já está a tentar implementar isto, vou deixar-vos umas "dicas":

    1º - O preenchimento da Ficha de Diagnóstico deve ser feito nos primeiros 15 dias de Setembro, de preferência numa reunião entre a educadora e os pais de todas as crianças da sala, isto porque se for enviada para casa nem todas voltam (eu enviei 13 e só voltaram 10, se tanto). A reunião serve para esclarecer dúvidas quanto ao seu preenchimento e se for feita em conjunto poupa-se tempo e trabalho;

    2º - Preenchimento do Programa de Acolhimento Inicial da criança - PAI (1 por criança, referente ao mês de Setembro, mês do acolhimento). Deve ser preenchido para todas as crianças, mesmo as que já frequentavam, isto porque existe sempre mudança de sala, ou de educadora, ou de auxiliar ou de colegas ou período de férias... Deve ser dado a conhecer aos pais e assinado pelos mesmos;

    3º - Preechimento do Perfil de Desenvolvimento da Criança ou Perfil de Competências, como lhe queiram chamar, ainda durante o mês de Setembro. Tal como o nome diz, é 1 perfil de desenvolvimento por cada criança. Quem já consultou os impressos que facultei da creche, pode fazer o seu e adicionar as alterações que nos foram propostas:
   - preenchimento por períodos, as colunas referentes aos dados de aquisição podem ser triplicadas para cada período e pode ainda ser acrescentada uma outra coluna, a de "não observado", para o caso de ser uma competência que ainda não corresponde à faixa de desenvolvimento da criança (dos 18 aos 35 meses, p.e. existem diferentes níveis de desenvolvimento) ou a criança faltou e não permitiu que esse item fosse observado, Devem, também, ser dado a conhecer aos pais e assinado pelos mesmos;

    4º - Através dos itens de desenvolvimento do Perfil anterior, vamos "pegar" no "ainda não" e "emergente", para aí preencermos o nosso PDI (Plano de Desenvolvimento Individual da criança). Cada PDI é único e com ele pretendemos desenvolver as competências em que a criança se encontra menos apta. Depois de termos o PDI de todas as crianças realizado, aí sim, começamos a planificar, tendo em conta os objectivos propostos pelos mesmos, ou seja, a planificação vai englobar de uma forma geral os objectivos individuais de cada um, objectivos esses, que no PDI deverão ser o mais específicos possiveis (P.e.: num PDI pretende-se que a criança conte até 3, para isso vamos planificar actividades que nos permitam isso: cantar a canção "1, 2, 3 castanhas").
Por forma a facilitar o nosso trabalho, na coluna de acompanhamento do PDI, podemos ir anotando o desenvolvimento da criança, o que nos vai ajudar na altura da realização das avaliações.

NOTA: Antes de fazermos um PDI, temos sempre que preencher o Perfil de Desenvolvimento da criança, ou seja, um PDI por período exige o preenchimento de 3 PDC's, daí o triplicado das colunas referido anteriormente. No final é sempre necessário fazer o Relatório de Avaliação do PDI. Não se esqueçam de ir fazendo registos (fotográficos ou não) das actividades constantes no PDI, que poderão depois ser usadas para o Portfólio, pois para o ISS é necessário termos como comprovar tudo o que fazemos, caso contrário não o fazemos.

    5º - Relativamente a Mapas Individuais de Registo diário da Higiene / Alimentação / Repouso / Medicação, etc é mais fácil e mais económico para nós a implementação e uso da caderneta. Lá poderemos ter isto tudo e ainda mais, como: lista SOS, solicitação de administração da medicação, recados e informações, o que nos facilita o trabalho e podemos contar com a ajuda da auxiliar para a preencher.

    6º - Os Registos diários das entradas e saídas do estabelecimento, tem de ser individual, por isso podemos fazer uma folha mensal que deverá ser assinada diariamente quer pelo funcionário que recebe e entrega a criança, quer pela pessoa que a traz e vem buscar. Podemos ainda adicionar um coluna sobre a caderneta, onde os pais vão assinalar com uma cruz, caso tragam algum recado/informação, assim essas serão as primeiras cadernetas a serem vistas, por forma a não falhar, por exemplo, com a administração de um medicamento.

Muito mais sobre isto tenho para vos falar, por isso a quem o pretender, basta enviar-me um e-mail a pedir a informação, que eu terei todo o gosto em passar-vos os meus apontamentos e aí, quem sabe, discutirmos a melhor forma de implementar a qualidade no nosso serviço.
Poderão também consultar a página de ums instituição já certificada, que neste momento é um exemplo em Portugal, a nível de qualidade a casiis.
 
Por favor, partilhem connosco a vossa experiência nesta área, só assim poderemos ser melhores e aprender mais.
 
Um beijinho,
a Educadora!

65 comentários:

paula disse...

Olá colega!

Em primeiro lugar queria felicitá-la pela forma como partilha o seu trabalho.
Eu trabalho numa Misericórdia e já estamos a implementar a certificação. Estamos a começar, mas ainda existem muitas dúvidas, muitas opiniões divergentes. Será que me pode ceder algum material que adquiriu nessa formação? o meu mail é ri-paula@hotmail.com.
abraços
Paula Coutinho

Anónimo disse...

Olá, colega!

Muitos parabéns pelo seu blog e pela forma como expõe todos os temas,sempre com o intuito de partilhar e ajudar a melhorar.
Eu chamo-me Ana Salvador e trabalho no Centro infantil da Misericórdia de Lagos. Como responsável pela creche, quero começar a implementar a certificação, mas tudo me parece confuso. Só iniciamos os pequenos registos, mas há quase tudo por fazer. Sinceramente, estou cheia de dúvidas e incertezas em como aplicar todo aquele "bicho de sete cabeças". É neste sentido que peço a sua ajuda, para que me possa facultar os impressos e informação acerca deste assunto. Desde já agradeço toda a informação já prestada no blog. O meu email é anasalvador69@iol.pt. Beijinho e continuação de um excelente trabalho

Lili disse...

Olá
eu sou a Lili como os meus meninos finalistas me chamam e no próximo no lectivo vou iniciar uma viagem pela creche com novos "piratas", mas ando as aranhas com isto do pdi e li em cima que podia fornecer informações isto é se for possível claro. já agora os meus parabéns pelo blog. liliana_barros81@hotmail.com. desde já agradeço a atenção dispensada.

Lili disse...

Olá...eu sou a Lili

Eu já tive a oportunidade de ler o e.mail que me enviou mas devido a vírus fiquei sem os meus e.mails todos e vinha por este meio pedir que me facultasse novamente a documentação enviada sei que é um abuso, mas gostaria mesmo de volta-la a ter porque esclarece. a documentação era a de qualidade em creche. o meu e-mail é liliana_barros81@hotmail.com.
desde já muito obrigado
Lili

Anónimo disse...

Olá,

Sou educadora há 15 anos e neste momento ando um pouco confusa com a certificação de qualidade que a S.S. nos está a exigir.
Tal como as outras colegas, gostaria que se pudesse, facultar os impressos e informação acerca deste assunto.
Já agora aproveito para lhe dar os parabéns pelo blog !
O meu email é rita.b@srvinho.pt
Muito obrigada.

Rita

JNL disse...

Bom dia.

De facto ler o seu blog dá-nos muitas informações muito úteis.

No entanto gostaria de saber se ainda pode disponibilizar os apontamentos que efectuou na formação que recebeu. O meu email é jnlopes000@gmail.com.

Obrigada.

Anónimo disse...

ola, gostei muito do seu blog, está muito giro, interessante e util, desde já os meus parabens e um muito obrigado.
Eu tambem gostaria se possivel que me enviasse os apontamentos que efectuou na formação e mais informação.
beijinhos grandes
Ed. Filipa
o meu mail é: filipasaraiva138@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá colega! Antes demais deixe-me felicitá-la pelas partilhas que faz...gostaria de saber se me pode facultar os apontamentos dessa formação. O meu mail é : catydu@hotmail.com
Muito obrigada e bom trabalho

Eu... disse...

Olá colega!
Foi uma grande sorte encontrar este blogue, parabéns!
Eu vou começar a trabalhar numa creche em Setembro e queremos implementar os processos-chave. Será que me pode enviar os seus apontamentos da formação que frequentou? O meu e-mail é saogomes73@gmail.com.
Obrigada e continuação bom trabalho

Anónimo disse...

Olá!

Estamos a implementar os processos-chave de qualidade na nossa Creche e o seu blog foi um achado, pois tal como outras colegas... tudo isto me parece um bicho de 7 cabeças... e sinceramente parece-me que "nos rouba" imenso tempo ao trabalho directo com as crianças, contudo... depois de implementado, penso que será uma grande ajuda.
Seria possível disponibilizar toda a informação que dispõe, incluindo os impressos?
Ficaría bastante grata.
o meu mail é tiquitas_be@hotmail.com.

Obrigada pela sua partilha e mantenha este blog vivo. Bom trabalho.

Carmo Marques

Anónimo disse...

Olá colega.
No próximo ano lectivo teremos que implementar os PDI's e sinceramente sinto-me um pouco perdida em relação a este assunto.
Agradecia, caso não seja muito incomodo, que me pudesse facultar toda a informação de que dispõe, para assim ficar melhor esclarecida e poder implementar os PDI's de uma forma mais correcta e eficaz. Apesar de ser um pouco trabalhoso, penso que, se bem implementado, será um optimo instrumento de trabalho, no que respeita ao desenvolvimento de cada uma das nossas crianças.
O meu e-mail é monica_fiuza@hotmail.com.
Desde já agradeço a sua atenção e felicito-a pelo seu blog.
Bom trabalho
Mónica Fiúza

Anónimo disse...

olá, acabei agora de descobrir este blog e achei super interessante....
Comecei à dias a trabalhar numa creche na sala de um ano e gostava muito que me enviasse a documentação da formação que fez dos Gestão dos Planos de Desenvolvimento Individuais".OBRIGADA e vou passar a ser uma visitante assídua...o meu email é soniasepulveda@live.com.pt

Anónimo disse...

Boa tarde! Antes demais parabéns pelo blog e pela informação partilhada. Comecei a trabalhar numa creche e estamos a tentar implementar os docs do Manual da Qualidade. Desta forma, gostaria de lhe pedir a documentação da formação sobre Gestão dos Planos de Desenvolvimento Individuais. Muito obrigada, Manu! O meu email manu.si.miranda@gmail.com

Anónimo disse...

Ola colega,também eu quero felicitá-la pelo seu blog e pela partilha tão importante que tem feito.Sou educadora num Jardim de infancia IPSS, com creche; jardim de Infancia e A.T.L.. Este ano estou na sala dos 3 anos, também eu e as minhas colegas temos andado um pouco perdidas com toda a documentação. Ficaria muito grata se me enviasse toda a documentação possivel, pricipalmente de Jardim de Infancia. o meu email é: tinacarvalhinho"sapo.pt
Muito obrigada, fico aguardando!
mais uma vez parabéns pelo blog!

pati disse...

ola colega...nem sabe a ajuda que o seu blog me deu....vamos iniciar o processo de implementação da qualidade na creche,por isso, toda a ajuda é bem vinda se me puder facultar alguma documentação ficava-lhe muito agradecida(patiamc@gmail.com)...obrigada e continue este bom trabalho...

Anónimo disse...

Ola. Parabéns este blogger está fantástico. Vamos iniciar agora na creche a implementação, se puder enviar doc pára nos ajudar seria óptimo. O email pccg_74@hotmail.com . Obrigada pela ajuda. Beijinhos

Anónimo disse...

Boa noite,
estou a trabalhar como educadora acerca de quinze dias numa instituição em processo de certificação. Como tudo isto é novidade para mim gostaria de solicitar o material que tem facultado.O meu mail é: isabelarrais@hotmail.com
Obrigada e continuação de bom trabalho

Anónimo disse...

Boa Noite,

Estou a realizar o estágio do mestrado em educação pré-escolar numa instituição em processo de certificação e como essas temáticas ainda são bastante recentes para mim, queria solicitar-lhe se me poderia enviar o material a que se refere no blog.

Muito Obrigada.

ritamaganinho@live.com.pt

Ricardo Santos disse...

Boas! Estou responsável pela resposta social de CATL numa IPSS e gostaria de saber se tem alguma info acerca destes assuntos de certificação e burocracia respetiva. É que..os miúdos não passam metade do tempo com a minha equipa do que por ex. em pré-escolar que estão lá o dia todo. Quero eu dizer que dentro do tempo de avaliação individual, a creche e a pré está mais beneficiada que o CATL e teremos de realizar PDI's igualmente sem ter tempo de avaliação da criança (já que passa a maior parte do tempo na escola). Há luzes relativas a este assunto "bicudo". Agradecido.

didi disse...

Boa noite,

Os meus parabéns pelo blog. É muito positivo existirem preocupações/disponibilidade para ajudar, como a sua.

Se lhe for possível, agradecia que enviasse para o meu mail marilia.s.pereira@gmail.com a documentação e informações que puder disponibilizar. Estou um pouco "perdida". Obrigada

Alexandra disse...

Boa noite,

seria possivel enviar também os documentos que tem? onde fez a formação?
o meu mail é alexandralafonso@gmail.com

Obrigada

João disse...

Boa tarde... chamo-me João Arriaga e sou educador de infância numa sala de creche.Parabéns pela qualidade da partilha no seu blog:)Gostaria que me facultasse a informação sobre a certificação da qualidade da creche...
Andamos num processo de evolução e toda a informação enriquecerá a nossa prática:)Obrigado... aqui fica o meu mail - joaoarriaga@gmail.com

Anónimo disse...

Olá...antes demais, parabéns pelo seu blog, está realmente fantástico.
Este ano estamos a trabalhar para a certificação de qualidade no nosso jardim. Será que nos pode facultar alguma documentação para nos ajudar neste sentido?

Obrigada
Ana Pereira

Sandra Rocha disse...

Boa tarde!
Antes de mais quero felicita-la pelo seu blog, que me tem ajudado imenso a dissipar as minhas duvidas relativamente à certificação de qualidade.
Tenho uma dúvida relativamente ao perfil de desenvolvimento da criança:
Em relaçao ao jardim de infância, o perfil é preenchido em três momentos. No caso das crianças que frequentam pela primeira vez, o mesmo é preenchido em entrevista aos pais, ou por nós? E se o primeiro momento de avaliação é em setembro, o segundo e o terceiro são em que meses?
Agradeço a sua atenção, e se for possível facultar documentação relativa ao assunto, deixo aqui o meu mail: sandra_rocha5@hotmail. com
Muito obrigada!

Sandra Rocha

Unknown disse...

Boa noite!!! Achei muito interessante o seu blogue e com informações bastante úteis, se me puder ajudar e enviar os formulários e impressos que tem sobre Gestão dos Planos de Desenvolvimento? Sinto-me um pouco perdida é a primeira que vou fazer. O meu mail é anarock7@gmail.com muito obrigado.

Continuação de um bom trabalho
Cumprimentos
Ana Roque

Patrícia Alves disse...

Olá chamo me Patrícia e achei muito interessante o seu blogue... de ano para ano à inúmeras actualizações sobre a Gestão dos Planos de Desenvolvimento que por vezes nos passa ao lado... este ano é a primeira que vou fazer e necessito de algum material de apoio, se me pudesse ajudar enviando os impressos agradecia.... obrigado por partilhar os seus conhecimentos O meu mail é mail.patricialves@gmail.com

Cumprimentos
Patrícia Alves

Anónimo disse...

Olá colega, vou trabalhar este ano em creche e achei interessante o seu blog assim como o material referente a essa formação que me seria útil.
Poderia enviar-me documentação referente à gestão de planos de desenvolvimento individuais?
O meu email é inocas99@hotmail.com
Obrigada e felicidades no seu trabalho

Anónimo disse...

Boa noite!
Achei muito interessante o seu blogue. Gostaria da sua ajuda, e se me pudesse enviar os formularios, impressos, ou seja todo o material que pode disponibilizar. Ficaria muito agradecida.

O meu mail é teresasfl@gmail.com

Muito obrigado.

Continuação de um bom trabalho
Teresa Leite

Marlene disse...

Boa tarde colega.
Parabéns pelo blog, está muito elucidativo. Queria pedir que me facultasse todo o material que puder relativamente à creche, incluindo os impressos. Agradeço desde já a atenção.
O meu email é marlenecris_2@hotmail.com

obrigado
Ed. Marlene Branco

Anónimo disse...

Boa noite, também eu sou educadora em creche e seria muito positivo para a minha prática se pudesse enviar me os documentos, milas_0@hotmail.com
Obrigada
Continuação de bom trabalho!

Anónimo disse...

Olá colega...
Muitos parabéns pelo Blog.
Adorei a matéria acerca do Plano Individual. Sou educadora na creche e gostava de saber onde tirou essa formação.
Se me poder facultar o material da formação agradeço imenso (fatita.rodrigues@hotmail.com)
Muito obrigada pela partilha!
Continuação de bom trabalho

Anónimo disse...

Olá achei o seu blog o máximo, uma grande ajuda para quem está agora a iniciar este percurso.Se me pudesse enviar os formulários, impressos, ou seja, todo o material e informação que puder disponibilizar, ficaria muito grata. O meu mail: maria-joao-santos@hotmail.com.
Até breve,
Maria

cristina disse...

olá colega!
O seu blog ajudou-me imenso... é um grande suporte para quem esta neste percurso com muitas muitas dúvidas!Se me pudesse enviar os formulários, impressos, ou seja, todo o material e informação que puder disponibilizar, ficaria muito grata. O meu mail: titaedu69@hotmail.com
muito obrigada pela partilha!
cristina

Unknown disse...

Olá colega,

Gostaria muito de receber o material que está disposta a partilhar. O meu e-mail: silvananogueira24@gmail.com
Muito obrigada

Beijinhos

Teka disse...

Bom dia colega,

Já trabalho há 15 anos mas ultimamente em jardim. Vou agora começar em creche e não tenho nada de documentação, tal como PDI, PDC, fichas de diagnóstico, etc.
Tudo aquilo que lhe fosse possível enviar-me eu agradecia muito.
O meu e-mail é
alexandravilhenamartins@gmail.com

Obrigada e parabéns pelo blog, é excelente.

Mf disse...

Olá e Obrigada por existir!
estou a tentar colocar em prática todos estes documentos...mas acho que não o estou a fazer corretamente...por isso gostava de lhe pedir a documentação que tiver relativamente a PDI, fichas de diagnóstico, etc.
O meu e-mail é marfernands@gmail.com

obrigada

Ana disse...

Parabéns pelo blog
Estou a tentar pôr em prática todos estes documentos gostaria que me ajudase...Obrigado
ana_sofia_faustino@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá colega!
Sou Educadora de Infância numa Creche IPSS.
Desconhecia o seu blog, mas agora que o descobri quero lhe dar os parabéns. A ajuda e o esclarecimento são sempre bem vindos. Também vamos ter que colocar em prática todos esses documentos. E parece que a opinião geral é a mesma, bicho de sete cabeças. Gostaria assim pedir-lhe, se me poderia facultar os seus apontamentos e mais alguma coisa que tenha sobre o assunto.
Agradeço desde já a sua atenção.
f.simoes.marta@gmail.com

Ana Peyroteo disse...

Olá colega
Estou com algumas dúvidas, é possível enviar-me as informações que disponibilizou às outras colegas?
Muito obrigada
Com os meus melhores cumprimentos
Ana Peyroteo
O meu email é ana.peyroteo@gmail.com

Anabela Ferreira disse...

Ola colega
Estou um pouco perdida em relação aos planos de desenvolvimento e fichas de diag óstico para jardim de infância. Gostaria de saber se me pode ajudar ou enviar alguma documentação para o meu email. Desde já obrigada e parabéns pelo blog.
Email: anareisfer@gmail.com

Anabela Ferreira

Anónimo disse...

Bom dia,

Sou educadora de infância e estou agora responsável pela implementação do manual de qualidade numa IPSS. Será possível mandar-me alguma documentação orientadora deste procedimento?
O meu e-mail é cristina_alves3@hotmail.com

Muito obrigada e parabéns pelo blog :)

Cumprimentos

Cristina Alves

Unknown disse...

Na noite colega, gostaria de lhe pedir documentação relativa à pdi,fichas diagnóstico etc..
E mail:su.78oliveira@gmail.com
Muito obrigada

Unknown disse...

Na noite colega, gostaria de lhe pedir documentação relativa à pdi,fichas diagnóstico etc..
E mail:su.78oliveira@gmail.com
Muito obrigada

Unknown disse...

Olá, boa noite!

Eu gostaria de ter mais informação acerca deste tema.
Poderia enviar-me a documentação que puder e dizer-me onde fez a formação.

O meu mail é luciamourao@yahoo.com

Obrigada :)

Cátia Cardoso disse...

olá colega!
O seu blog ajudou-me a tirar muitas dúvidas, tem sido um grande suporte para quem está no início, pois estive sempre em jardim!Se me pudesse enviar os formulários, impressos, ou seja, todo o material e informação que puder disponibilizar, ficaria muito grata. O meu email é: catiacardoso87@gmail.com
Obrigada e parabéns pelo seu blog, bjs.

Unknown disse...

Olá!Boa tarde! Sou educadora há algum tempo mas tenho imensas dúvidas sobre este assunto. Poderia mandar todos os documentos sobre este assunto para o meu mail?
O meu e-mail e goncalves_rakel@hotmail.com
Muito obrigado e muitos parabéns pelo seu blog

Unknown disse...

Boa noite, hoje encontrei este blog e achei interessante e bastante esclarecedor. A linguagem simples e clara que é o que muitas vezes não encontramos nos ditos manuais. Se puder gostava de saber mais... O meu email é ritahungriasousa@gmail.com. Obrigada e parabéns pelo blog.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Olá boa tarde,
antes de mais muitos parabéns pelo Blog e pela partilha... é muito útil e enriquecedor ter alguém com quem dividir as nossas preocupações e as nossas aventuras...
Eu sou educadora em creche e continuo nesta aventura da qualidade...mas ainda não cheguei a bom porto... será que me podia enviar alguma documentação com alguns exemplos de formulários possíveis de preencher!!! é que tenho feito pesquisas e encontro algumas coisas que acho que são humanamente impossíveis de completar!
O meu email: guida_rosa@sapo.pt

Desde já agradeço do fundo do coração!

Beijocas e continuação de excelente trabalho.

Guida Rosa Almeida

Ana Rodrigues disse...

Olá. Boa tarde. Tenho imensas dúvidas sobre este assunto. Trabalho em Jardim de Infância e a Seg. Social pediu-nos várias coisas. Se me puder enviar esta documentação agradecia muito. O meu mail é ana_rodrigues_556@hotmail.com

Muito Obrigada
Ana Rodrigues

vanessa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vanessa disse...

Olá boa tarde, desde já obrigada por partilhar o seu conhecimento e ajuda. Será que me pode enviar essa documentação para vanessa13mendes@gmail.com.
Obrigada pela atenção

Anónimo disse...

Olá.
Antes de mais, Muitíssimo obrigada pela sua partilha.
Gostaria que me enviasse a tal informação e documentação da sua formação.
Continue a ajudar!!!
cecilia.gomez@sapo.pt

Anónimo disse...

Olá! Boa tarde!
Desde já muitos parabéns pelo blog, está excelente e ajudou-me imenso nestes últimos anos!
Infelizmente, não consigo arranjar nenhum modelo de Plano de Desenvolvimento Individual dos 6 aos 12 meses. Se tivesse algum modelo que se enquadre, poderia me enviar ?
Muito obrigada pela atenção e um resto de bom fim de semana!

Margarida Nogueira (margaridanogueira96@gmail.com)

Anónimo disse...

Olá. Sou educadora e não trabalho na área há algum tempo. Como pretendo regressar, estou um pouco confusa com tantas novidades burocráticas.. ..
Se for possível facultar documentação relativa ao assunto, agradeço a atenção e deixo aqui o meu mail: claudia.melo.amaro@gmail.com
Obrigada!

Ana disse...

Bom dia.
Tão raro encontrar um blog tão interessante e esclarecedor... obrigada. De ano para ano são algumas as actualizações sobre a Gestão dos Planos de Desenvolvimento o que torna tudo ainda dificil de concretizar. Auxiliava muito esse material de apoio na valência de creche e se me pudesse ajudar enviando os impressos, as grelhas, a documentação que possui nesta área, agradecia.... obrigada pela partilha e pelo trabalho desenvolvido.
O meu email é anabpunilhas@gmail.com

Cláudia disse...

Boa tarde, muitos parabéns pelo seu blog. Excelente trabalhot
O meu email é educ.claudiasoares@gmail.com
Obrigada Cláudia

claudia disse...

Olá,
Estou em fase de construção do projeto e muiiitooo perdida. Estava em busca de luzrs e encontrei este artigo. Fiquei interessada em saber mais, se puder enviar as informações que menciona ficaria inteiramente agradecida. O meu email é martinsclaudiaf@gmail.com

Sara disse...

Boa noite!
Andava à procura de informações sobre este assunto e encontrei o seu artigo. Se possível, poderia enviar-me mais informações para o mail sara.luisa.almeida@gmail.com ? Agradecia imenso, sinto-me perdida neste assunto :/
Obrigada,
Sara

Unknown disse...

acabei agora o mestrado em educação pré-escolar e descobri o seu artigo, será que me pode enviar a informação que tem de modo a melhor compreender como se elabora e o que é um pdi.
Desde já obrigada,
O meu email é apipa_as_94@hotmail.com

Filipa disse...

Olá boa noite!
Estava a fazer uma pesquisa e encontrei esta partilha do seu blog
Muitos parabéns pelo trabalho que tem vindo a realizar!
Será que pode partilhar o material que tem relativo a este tema?
Para creche e para jardim de infância!

Obrigada , filipa.pereira10@gmail.com

Filipa disse...

Olá boa noite!
Estava a fazer uma pesquisa e encontrei esta partilha do seu blog
Muitos parabéns pelo trabalho que tem vindo a realizar!
Será que pode partilhar o material que tem relativo a este tema?
Para creche e para jardim de infância!

Obrigada , filipa.pereira10@gmail.com

Filipa disse...

Olá boa noite!
Estava a fazer uma pesquisa e encontrei esta partilha do seu blog
Muitos parabéns pelo trabalho que tem vindo a realizar!
Será que pode partilhar o material que tem relativo a este tema?
Para creche e para jardim de infância!

Obrigada , filipa.pereira10@gmail.com

Sandra Guimarães disse...

Boa tarde.
Sou uma profissional na área da educação, a exercer as minhas funções na infância, nomedamente em CATL. No enranto, sou principiante nestas questões dos pdi's. É possível facultarem-me informação relativamente a isso?
O meu e-mail para comunicação é sandra_guima@hotmail.com

Obrigada.
Sandra Guimarães

Vera disse...

Olá boa tarde
Grata pela informação que disponibiliza aqui no blog. Pode partilhar comigo o material que tem sobre este assunto?
E-mail: sofiajusto1987@gmail.com

Continuação de um ótimo trabalho.
Obrigada.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails