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quinta-feira, 23 de Setembro de 2010

A Importância da organização do espaço na Creche/Jardim de Infância

Olá a todos/as!

Espero que estejam bem! =)
O post que hoje vou colocar foi retirado e adaptado do blog de uma educadora. Espero que vos possa ser útil, e também está relacionado com a planificação do mês de Setembro, por isso...boas leituras!

Beijinhos,
a Educadora!



   "Ou não fosse eu educadora para falar nestas coisas. Perdoem-me aqueles que estão fartos de nos ouvir falar das nossas crianças, dos nossos meninos, mas parece-me importante dar um cheirinho da forma com se organiza o espaço no Jardim de Infância e o que ele proporciona para o desenvolvimento das crianças.
    Apesar de a rede pública já existir há 30 anos, ainda há desconhecimento por parte da maioria da população continundo-se a pensar que o Jardim de Infância é um local de guarda, onde as crianças brincam felizes e há lá umas educadoras que têm muito jeitinho para fazer coisas bonitas. Esquecem-se que essas educadoras tiveram de tirar um curso, que até é superior, e por isso deve haver mais alguma coisa por detrás do que elas ou eles (também há educadores homens felizmente) fazem quando parece que estão a brincar com os meninos.
   Também se esquecem que é na primeira infância que as crianças mais aprendem e estão mais receptivas, que a sua personalidade se forma, que adquirem valores para o resto da vida. Conhecem o escritor Robert Fulghum? Escreveu um livro com o título "Tudo o que eu devia saber aprendi no Jardim de Infância". Este livro mostra bem a importância que o jardim de infância tem para as crianças.



Tudo que eu devia saber aprendi no Jardim de Infancia - Robert Fulghum


  Se forem à vossa memória, a longo prazo, certamente se vão lembrar de muitas coisas da infância que vos marcaram e vos fizeram crescer e ser as pessoas que hoje são enquanto que aquilo que é mais recente, embora possa contribuir para o nosso enrequecimento, não é o que valorizamos mais.




A Importância da organização do Espaço no Jardim de Infância


   "Área" é um termo habitual na educação pré-escolar para designar formas de pensar e organizar a intervenção do educador e as experiências proporcionadas às crianças.
  As áreas de conteúdo supõem a realização de actividades, dado que a criança aprende a partir da exploração do mundo que a rodeia. Se a criança aprende a partir de acção, as áreas de conteúdo são mais do que áreas de actividades pois implicam que a acção seja de descobrir relações consigo própria, com os outros e com os objectos, o que significa pensar e compreender.

  A organização do espaço, no jardim-de-infância, reflecte as intenções educativas do educador pelo que os contextos devem ser adequados para promover aprendizagens significativas, alegria, o gosto de estar no jardim e que potenciam o desenvolvimento integrado das crianças que neles vão passar grande parte do seu tempo.
  As áreas ou os espaços criados na sala do Jardim de Infância não são estanques. Pode-se e deve-se criar novas áreas indo ao encontro do interesse do grupo de crianças, mediante os projectos que se estiverem a desenvolver. As mudanças são feitas com o grupo. Desta forma familiarizam-se com o espaço e participam no processo de organização.

“O conhecimento não provem, nem dos objectos, nem da criança, mas sim das interacções entre a criança e os objectos”. - Jean Piaget


Área do Acolhimento

  É um local de reunião, onde todos se sentam em roda para partilhar vivências, contar histórias, cantar, realizar alguns jogos, sendo este também o local onde programamos todo o trabalho que pretendemos realizar ao longo do dia, planifica-se com o grupo, preenchem-se os quadros de gestão do grupo, fazem-se avaliações através de registos gráficos e outros.... Não é um espaço exclusivo do acolhimento, visto ser também um espaço que as crianças utilizam nas actividades de trabalho autónomo.



(imagem tirada da NET para exemplificar)





Área do Jogo Simbólico


   Esta área inclui a “casinha das bonecas”, a “arca das trapalhadas" e os fantoches. As crianças podem fazer dramatizações, fantoches, teatro se sombras, histórias, brincadeiras de imitação dos modelos familiares…



(imagem tirada da NET para exemplificar)


Área da Biblioteca


  Nesta área a criança manuseia livros, inventa histórias, “lê” histórias, conta histórias, manuseia ficheiros de imagens, enciclopédias, revistas, fotografias...




(imagem tirada da NET para exemplificar) 




Área da Expressão Plástica

   Nesta área a criança experimenta vários materiais e suportes, realiza artefactos com materiais reutilizáveis, realiza colagens, pinturas, desenhos com variadas técnicas, manuseia tesouras, agulhas, colas, experimenta e treina noções de espaço relativos ao suporte que nele se inscreve.



(imagem tirada da NET para exemplificar) 





Área dos jogos e construções



    Nesta área a criança experimenta construções a três dimensões; Faz actividades de iniciação à matemática que implicam comparações e seriações, sequências, alternâncias, tamanhos, peso, forma, cor; Experimenta materiais que promovem noções de lateralidade; Faz actividades de experimentação de noções espaciais como: puzzles, construções, pistas de carros, etc.



(imagem tirada da NET para exemplificar)
 

Área da escrita

   Nesta área a criança tem contacto com o código escrito de uma forma informal. Brinca com letras, copia-as, faz tentativas de escrita, imita a escrita e a leitura, familiariza-se com o código escrito, percebe que há uma forma de comunicar diferente da linguagem oral, percebe as funções da escrita.
   Não se trata de uma introdução formal e “clássica” à leitura e escrita, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita.

(imagem tirada da NET para exemplificar)



Área da matemática


  Esta área está interligada especialmente com a área dos jogos onde a criança, podendo ser criada separada em função dos interesses do grupo.

(imagem tirada da NET para exemplificar)Área das novas tecnologias

  Nesta área a criança usa o computador para jogar jogos didácticos com diversos temas para o seu desenvolvimento. O código informático pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática.



(imagem tirada da NET para exemplificar)
 Recreio exterior

Nesta área a criança brinca livremente;
Faz actividades de motricidade;
Faz exploração do espaço;
Interage com outros.


(imagem tirada da NET para exemplificar)




“E assim actividades lúdicas e actividades expressivas se entretecem e entrelaçam para um pleno desenvolvimento da personalidade infantil”.






(M.E.; Perspectivas de Educação em Jardins de Infância; s/d, p. 20.) "













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