Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Gestão da Qualidade das Respostas Sociais


O que é o Sistema de Qualificação das Respostas Sociais?

O Sistema de Qualificação das Respostas Sociais (SQRS) foi desenvolvido pelo Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS) com o objectivo de garantir aos cidadãos o acesso a serviços e equipamentos de qualidade.

É um sistema de gestão da qualidade especificamente concebido para as seguintes Respostas Sociais:
- Centro de Dia
- Centro de Acolhimento Temporário
- Centro de Actividades Ocupacionais
- Creche
- Lar de Idosos
- Lar de Infância e Juventude
- Lar Residencial
- Serviço de Apoio Domiciliário

Baseia-se num conjunto de critérios e requisitos que, uma vez cumpridos pelas Instituições, lhes dará a oportunidade de serem detentoras de uma Marca de Qualidade, legalmente registada, que atesta a conformidade dos seus serviços com estes mesmos requisitos.


O que é a Certificação de Qualidade?


Quando o cidadão procura os serviços de um Equipamento Social quer garantias de que este é capaz de responder às suas necessidades, expectativas e exigências de qualidade.

A Certificação da Qualidade das Respostas Sociais é o reconhecimento, por uma entidade externa e independente à Segurança Social (Entidade Certificadora), que os serviços prestados satisfazem de uma forma eficaz os clientes e as exigências legais e regulamentares ao seu funcionamento.

O ISS disponibiliza a Marca “Resposta Social Certificada” que apresenta 3 níveis de Qualificação de crescente exigência. Dependendo do grau de desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade, a Resposta Social pode solicitar a qualificação:



Certificação de Nível C - cumprimento dos requisitos estabelecidos para a qualificação de Nível C





Certificação de Nível B - cumprimento dos requisitos estabelecidos para a qualificação cumulativa dos Níveis C e B
Certificação de Nível A - cumprimento dos requisitos estabelecidos para a qualificação cumulativa dos Níveis C , B e A (a totalidade dos requisitos do Modelo de Avaliação da Qualidade)



Quais as vantagens para o cidadão da Certificação das Respostas Sociais?

Garantia de um serviço personalizado, empenhado na satisfação dos seus clientes e de qualidade publicamente reconhecida.

Garantia de um serviço prestado por profissionais devidamente qualificados para o desempenho das suas funções e responsabilidades.

Garantia de que estão assegurados todos os requisitos legais ao funcionamento da Resposta Social (p.e. segurança ao incêndio, higiene e segurança alimentar, segurança, higiene e saúde no trabalho, acessibilidades, etc).

Garantia de que a sua opinião e a sua participação serão fundamentais para a melhoria da prestação dos serviços.


Beijinhos,
a Educadora!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails