Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sugestões para a realização de relatórios


(Imagem retirada da net)


Olá colegas!

Venho deixar-vos o resultado de algumas das minhas pesquisas pela net! São algumas sugestões de expressões a usar nos relatório, registos, portfólios e afins.


Relativamente à assimilação e fixação dos conteúdos:
A criança é excelente, independente e realiza todas as atividades.
A criança é boa na realização das actividades, mas tem necessidade de consultar o educador.
A criança possui dificuldade, é dependente do educador, mas realiza apesar de apresentar maior lentidão.
A criança possui dificuldade, é extremamente dependente do educador, não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

Relativamente à concentração e atenção às explicações em sala de actividades:
A criança é participativa.
A criança é participativa, mas empolga-se demais o que às vezes atrapalha.
A criança participa somente quando é solicitada.
A criança não participa da aula. Demonstra apatia.
A criança é distraída, conversa e ainda atrapalha os demais.

Quanto ao relacionamento da criança com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não se relaciona bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não se relaciona bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipa.

Quanto à disciplina/regras:
A criança apresenta comportamento excelente tanto em sala de actividades, como na fila.
A criança apresenta comportamento excelente em sala de actividades, porém na fila, deixa a desejar.
A criança conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
A criança é indisciplinada, cabendo ao educador chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Relativamente aos responsáveis:
- “necessitam” de atenção especial.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades.



É importante considerar, na construção do relatório individual das crianças os seguintes critérios:
• A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não os fracassos dos alunos. Registrar o que a criança conseguiu e em que progrediu, nunca utilizar termos pejorativos;
• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento diante das rodas de conversa etc;
• Registrar a participação da criança  nos projetos desenvolvidos na sala;
• Deve-se proceder relação com o registro anterior, ou seja, dar uma continuidade ao texto valorizando o que a criança  aprendeu;
• Diversificar a redação de uma criança para a outra, buscando ser fiel em suas colocações, produzindo um texto narrativo e não em tópicos.

Sugestões para iniciar relatórios:
Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que a criança ...
Observando diariamente o desempenho da criança, foi constatado que neste bimestre...
A partir das atividades apresentadas, a criança demonstrou habilidades em...
Com base na observação diária, foi possível constatar que a criança ...

Sugestões de possíveis abordagens para registro do desenvolvimento cognitivo:
• a criança está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita;
• interpreta os textos trabalhados na sala sem maiores dificuldades;
• Constrói o conceito lógico-matemático);
• a criança  tem especial interesse nas atividades matemáticas;
• É curioso, questiona e busca informações;
• Traz para a sala informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc;
• Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente;
• Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta;
• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente;
• Nas actividades orais demonstra desenvoltura...(ou inibição);
• Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
• Identifica e escreve seu nome completo (com ou sem apoio na plaquinha de nome);
• Distingue letras na linguagem oral e escrita;
• Já sabe que as letras são para escrever, porém ainda não sabe como isso se processa;

Sugestões de possíveis abordagens para registro da participação/convívio social:
• Participa com interesse e produtividade;
• Boa participação nas actividades realizadas em sala;
• Participação tímida nas actividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas;
• Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes;
• É criativo e comunicativo;
• Coopera com colegas e educora;
• a criança  demonstra interesse nas atividades propostas (mas realiza com autonomia? Necessita da intervenção da professora ou dos colegas?);
• Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros;
• Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados;
• É cuidadoso e rápido na execução das actividades desenvolvidas;
• Aceita sugestões da educora e dos colegas;
• Manifesta suas opiniões com clareza e objectividade;
• Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
• Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
• Colabora na construção de regras;
• Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
• Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
• Reconhece as relações entre fala e escrita;
• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
• Ouve histórias e comentários valorizando impressões afetivas.

Fonte: http://cantinhodaprodenise.blogspot.com


Beijinhos para todos!
a Educadora!

1 comentário:

Dreamlu disse...

Olá Educadora! Muito obrigada pelas partilhas! Sem dúvida que serão muito úteis e ajudarão muitas colegas! Até porque não nascemos a saber fazer relatórios e no curso isso é na maior parte das vezes passado para segundo plano. Beijinhos e boa semana!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails