Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

domingo, 7 de novembro de 2010

A minha pequena ajuda


Caros amigos/as!

Foi-me pedida ajuda, por parte de uma colega, e dessa forma venho partilhar a forma como eu estou a aplicar e usar os documentos que vos facultei.

Eu vou tentar explicar o que eu fiz:


* Preenchi o Programa de Acolhimento Inicial para o mês de Setembro, apenas, uma vez que considero este como o mês crucial para a adaptação e integração da criança. Foi o único documento que dei a conhecer e assinar aos pais e fi-lo durante a reunião de pais.

* Quanto ao PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), eu preenchi-o como se fosse uma "lista" de competências/metas a alcançar e desenvolver no grupo geral de crianças. Ou seja, seleccionei algumas competências do projecto a alcançar durante o 1º período para o grupo e fui apenas acrescentando outras competências no PDI de algumas crianças, nas quais se justificava (por exemplo, tenho crianças com necessidades educativas, para as quais tive de adaptar o PDI).
   No final do período, vou usar o Relatório de Avaliação do Plano de Desenvolvimento Individual como grelha de avaliação do período. É óbvio que terá algumas adaptações, que só poderei realizar na altura, mas será esse o meu objectivo. Na reunião de pais, ao entregar a avaliação, entregarei o PDI em anexo com o relatório.

* Quanto aos Processos Individuais e Ficha de Avaliação de Diagnóstico, uns dias antes da reunião (2 a 3 dias) entreguei aos pais (das crianças novas e das que já frequentavam a creche) e pedi que preenchessem em casa. Em caso de dúvida, poderiamos esclarecer na reunião ou nos horários de atendimento aos pais.
 
Espero poder ter ajudado.
 
Um beijinho,
a Educadora!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails