Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Perfil de Desenvolvimento da criança - 4 a 5 anos

(Imagem retirada da net)


Olá colegas,

vim, mais uma vez, deixar-vos umas dicas, que encontrei pela web (em diversos sites, nada é da minha autoria), para que possam adaptar o Perfil de Desenvolvimento da criança, para os 4 a 5 anos no Jardim de Infância.
Um beijinho grande,
a Educadora!

 
Desenvolvimento da criança (de 4 a 5 anos)


Desenvolvimento Físico
• Rápido desenvolvimento muscular;
• Grande actividade motora, com maior controlo dos movimentos;
• Consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda;

Desenvolvimento Intelectual
• Adquiriu já um vocabulário alargado, constituído por 1500 a 2000 palavras; manifesta um grande interesse pela linguagem, falando incessantemente;
• Compreende ordens com frases na negativa;
• Articula bem consoantes e vogais e constrói frases bem estruturadas;
• Exibe uma curiosidade insaciável, fazendo inúmeras perguntas;
• Compreende as diferenças entre a fantasia e a realidade;
• Compreende conceitos de número e de espaço: "mais", "menos", "maior", "dentro", "debaixo", "atrás";
• Começa a compreender que os desenhos e símbolos podem representar objectos reais;
• Começa a reconhecer padrões entre os objectos: objectos redondos, objectos macios, animais...

Desenvolvimento Social
• Gosta de brincar com outras crianças; quando está em grupo, poderá ser selectiva acerca dos seus companheiros;
• Gosta de imitar as actividades dos adultos;
• Está a aprender a partilhar, a aceitar as regras e a respeitar a vez do outro;

Desenvolvimento Emocional
• Os pesadelos são comuns nesta fase;
• Tem amigos imaginários e uma grande capacidade de fantasiar;
• Procura frequentemente testar o poder e os limites dos outros;
• Exibe muitos comportamentos desafiantes e opositores;
• Os seus estados emocionais alcançam os extremos: por ex., é desafiante e depois bastante envergonhada;
• Tem uma confiança crescente em si própria e no mundo;

Desenvolvimento Moral
• Tem maior consciência do certo e errado, preocupando-se maioritariamente em fazer o que está certo; pode culpar os outros pelos seus erros (dificuldade em assumir a culpa pelos seus comportamentos);

Desenvolvimento lúdico, emocional e social:
- Alegre, insinuante, energética;
- Energia associada a uma grande actividade mental;
- Nas brincadeiras teatrais, mete-se nos papéis e sai deles com a maior das facilidades;
- No desenho é, muitas vezes, um autêntico improvisador;
- Põe nomes aos desenhos durante ou depois da sua execução, mas não antes;
- A criação de imagens mentais é extremamente volátil e as imagens vivem metamorfoses constantes (p.e. o que inicialmente poderia parecer-nos o desenho de uma figura humana rapidamente se transforma numa outra coisa qualquer);
- É muitas vezes resistente e rebelde quando contrariada, podendo mostrar-se arrogante, chamar nomes e ameaçar;
- Verifica-se uma luta entre os impulsos da criança e o ingresso na cultura (normas, regras), pelo que se assiste a uma ambivalência emocional por parte da criança;
- Brinca muito com as outras crianças sendo dotada de grande imaginação e fantasia;
- Retira uma grande satisfação das relações sociais;
- Nomeia o(s) melhor(es) amigo(s);
- Pode surgir o amigo imaginário;
- É mais confiante e segura de si.

Desenvolvimento da auto-suficiência social:
- Lava a cara e as mãos sem ajuda;
- Controlo estabilizado dos esfincteres (por norma seco à noite);
- Veste-se e despe-se sozinha, se habituada;
- Abotoa dois botões;
- Calça sapatos e meias sem ajuda;
- Ajuda a pôr a mesa (no mínimo 3 peças);
- Sente prazer em ajudar nas tarefas domésticas;

Desenvolvimento da visão e manipulação:
- Distingue o tamanho e a forma dos objectos;
- Empilha 2 ou mais argolas numa estaca por ordem de tamanho;
- Estabelece relações espaciais (cima, baixo, à frente, atrás);
- Demonstra compreensão, apontando, se um objecto é pesado ou leve;
- Emparelha e nomeia pelo menos as cores primárias mais duas;
- Consegue enroscar e desenroscar objectos (p.e. tampa de plástico em garrafa);
- Aprende a contar os dedos;
- Agarra um número específico de objectos quando lhe pedem;
- Desenha um triangulo, a pedido;
- Recorta formas curvas com tesoura;
- Dobra um quadrado de papel uma ou duas vezes;
- Enfia 12 contas ou mais;
- Constrói uma ponte estável com cubos e faz passar um combóio/carro por baixo dela;
- Desenha figuras humanas com cabeça, tronco e membros, segurando bem o lápis;
- Faz formas de argila composta de 2 a 3 partes;
- Separa objectos por categoria;
- Adquire a acuidade visual próxima da do adulto.

Desenvolvimento motor:
- Grande actividade motora;
- Anda ao pé coxinho sendo capaz de saltar cinco vezes consecutivas;
- Fica apoiada num pé só, sem ajuda, por 4 a 5 segundos;
- Corre conseguindo mudar a direcção (corre muito dentro de casa, salta e trepa);
- Pula para trás e consegue saltar para a frente dez vezes sem cair;
- Desce escadas sem apoios alternando os dois pés;
- Salta dois degraus a pés juntos;
- Caminha sobre uma tábua de equilibrio;
- Anda de triciclo sendo capaz de virar nas esquinas;
- Marcha ao ritmo da música;
-Consegue agarrar uma bola com as duas mãos, lançada a uma distância entre 1 a 2 metros.

Desenvolvimento da fala e linguagem:
- Intelegível e gramaticalmente correcto;
- Conta experiências e aconticementos recentes;
- Está sempre a fazer perguntas;
- Gosta de longas histórias, confunde realidade e fantasia;
- Conta rimas e canções correctamente;
- Usa frases compostas;
- Sabe encontrar o par do objecto/imagem;
- Conta uma história conhecida, recorrendo apenas a ilustrações;
- Nomeia cores;
- Define palavras pelo uso;
- Faz perguntas como “o que estás a fazer?” ou “o que fizeste?”;
- Executa 3 ordens em sequência;
- Aparecimento de “se” e “então” nas frases;
- Combina 4 a 7 palavras nas frases;
- Erros de concordância nome/verbo e nome/adjectivo frequentes;
- Utiliza correctamente expressões como: isto, aquilo, aqui, ali;

2 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS PELO SEU BLOG, PELO SEU EMPENHO!!
É uma grande ajuda para quem está a "dar os 1.ºs passos" nesta àrea:) Obrigada!

Anónimo disse...

Boa noite, poderia enviar um exemplar de um perfil de desenvolvimento de crianças em creche? Tabela mesmo? Obrigada

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails