Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Planificação de Setembro


Olá!

Aqui fica a planificação do mês de Setembro, com actividades, que eu poderei ir acrescentando, ok?
Foi baseada no excelente trabalho da fantástica Educadora P., por quem tenho uma enorme admiração e nutro um especial carinho.

OBRIGADA POR TUDO!

Beijinhos,
a Educadora!

************************************************************************************

TEMA: A SALA – “INTEGRAÇÃO E ADAPTAÇÃO”

Grupo:2 anos

ÁREAS DE CONTEÚDO * OBJECTIVOS * ACTIVIDADES * RECURSOS


CONHECIMENTO DO MUNDO
• Conhecer os elementos do grupo;
• Identificar os principais espaços da sala;
• Reconhecer os objectivos relacionados com a sala;
• Identificar a cor amarela.
*
• Identificação dos diferentes espaços da sala;
• Observação e exploração da sala e dos objectos relacionados com a sala;
• Observação e exploração de vários objectos de cor amarela.

Materiais:
Vários objectos de cor amarela


EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO DA LINGUAGEM
• Adquirir um vocabulário adequado à idade;
• Expressar sentimentos.
*
• Vocabulário temático;
• Traços livres com lápis de pau;
• Aprendizagem e enriquecimento do vocabulário.


Materiais:
Lápis de cor, fotocópias e folhas


MATEMÁTICA
• Conhecer e utilizar os tamanhos (grande/pequeno);
• Realizar séries atendendo à diferença entre os objectos.
*
• Noção de grandeza (grande/pequeno);
• Diferenciação de tamanho de alguns objectos de cor amarela.

Materiais:
Vários objectos



PLÁSTICA
• Conhecer e utilizar diferentes materiais e técnicas para realizar actividades de expressão plástica.
*
• Pintar e estampar com os dedos e as mãos;
• Colagens.

Materiais:
Tintas de cor amarela, cola, arroz, fotocópias, cartolinas, papel de cenário


MUSICAL
• Conhecer e interpretar algumas canções;
• Experimentar e dominar as possibilidades do corpo e da voz.
*
• Canções (“Bom dia”, “O Pintainho”, outras);
• Memorização e compreensão das canções;
• Acompanhar canções com gestos e percursão corporal.

Materiais:
Cd’s e rádio



DRAMÁTICA
• Desenvolver progressivamente as possibilidades do corpo.
*
• Actividades ludicas;
• Explorar o movimento global do seu corpo da maior à menor amplitude.

Materiais:
Cd’s e rádio



MOTORA
• Diversificar formas de utilizar e de sentir o corpo.
*
• Jogos de movimento;
• Brincadeiras.

Materiais:
Jogos

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails