Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

terça-feira, 13 de abril de 2010

Dia da Mãe - o segredo do biscuit

Olá, olá!

Como prometi, venho trazer novidades e passar a receita da massa biscuit!

Bem, aqui ficam as duas amostras de cada massa, quero as vossas opiniões, hein!


Medalhão feito com massa de modelar
Apesar de com apenas uma demão de tinta dourada brilhar bastante, o seu aspecto geral é bastante rude.

Medalhão realizado com massa biscuit
A massa aqui usada, não teve adição de qualquer cor, por isso este "ar" meio transparente.

Afinal, qual é a vossa opinião: biscuit ou modelar?



A seguir, deixo aqui a receita da massa biscuit cozinhada (no microondas)

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de óleo alimentar ou vaselina líquida (eu uso o óleo, uma vez que existe em casa e não necessito de comprar)










     
- 2 + 1/2 chávenas de amido de milho, a marca é indiferente (a primeira que fiz foi Maizena, mas também já usei Espiga e existem outras)








- 2 + 1/2 chávenas de cola branca (opto por comprar embalagens de 1kg, embora seja escolar, é extra-forte. Sei que há uma própria apra biscuit, mas nunca vi à venda e com esta nunca tive problemas)






- 1 colher de sopa de vinagre (actua como conservante da massa, mas se no final a envernizarmos, não é necessário usar)











- 1 colher de sopa de creme de mãos não gorduroso













Preparação (retirado da página www.soldeamor.com/Biscuit/bis_receitas.htm, com imagens de outras páginas direccionadas pela google):


1. Misture todos os ingredientes na tigela, com exceção do creme para mãos não gorduroso. Mexa bem até dissolver completamente a Maizena.



2. Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 3 minutos em potência média-alta. Abra o microondas a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual. Variações na rede elétrica, diferenças no tamanho da chávena usada como medida e os diferentes modelos de fornos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa. Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado.




3. Assim que a massa estiver cozida, espalhe o creme para mãos não gorduroso (apenas 1 colher de sopa, como indica a receita) sobre uma superfície de pedra ou de mármore, e despeje a massa, ainda quente. Quanto mais quente a massa estiver ao ser sovada, melhor o resultado.




4. Sove a massa por vários minutos seguidos. Na verdade, quanto mais você sovar, melhor ela ficará para trabalhar.



5. Quando a massa estiver bem sovada, faça um rolo, evitando assim a formação de bolhas de ar.



6. Coloque a massa num saquinho plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha, para evitar que resseque.




Dicas sobre biscuit, em www.africanart.com.br:

1º Na confecção das peças, uma proteção plástica evita rachaduras na massa, porém, a base em tecido pode facilitar o trabalho evitando que grude no plástico.


2º O tempo normal de secagem é de três a quatro dias.

3º Em cortadores e frisadores, uma fina camada de vaselina em pasta evita que a massa grude na peça. Este recurso pode ser utilizado em moldes de silicone p/ facilitar o desprendimento da massa.

4º Para tingir a massa utilize, use tinta a óleo, guache, acrílica, tecido ou pigmento para parede (Xadrez ou Suvinil)

5º Quando for tingir a massa, observe que após a secagem há o escurecimento de dois tons.

6º Todos os trabalhos feitos com a massa de biscuit encolhem 30%.

7º Embale as peças de biscuit apenas depois da secagem completa da massa.

8º Após cinco dias sem utilizar a massa, guarde-a em geladeira, embalada com papel filme.

9º Ao fazer um número grande de peças, tinja a massa de uma vez só para que não ocorram diferenças de tons.


Cuidados especiais

O segredo de uma boa textura está em sovar a massa enquanto ainda estiver bem quente, utilizando apenas a quantidade de creme para mãos indicada na receita: 1 colher de sopa.

A massa só pode ser utilizada assim que estiver completamente fria.

Deixe para tingir a massa na hora de usá-la. Evite guardar grandes quantidades já tingida.

Mantenha toda a massa que não estiver sendo utilizada recoberta por um plástico ou por filme de cozinha, para que não resseque. EX: tiras, trançados e massas que foram abertas e esticadas que você não estiver utilizando naquele momento.

Muito importante: se você trabalha com crianças, não deixe que coloquem a massa na boca e, muito menos, que engulam-na. A cola utilizada tem baixo grau de toxicidade mas, mesmo assim, não deve ser ingerida.

Para obter um bom resultado, quando a mistura estiver no microondas, deixe sempre um pouco de cola embaixo da massa para que não fique ressecada. Após o cozimento, sove a massa ainda quente.

Para conservar a massa por mais tempo, deixe-a esfriar e seque com um papel absorvente, ou com um tecidomacio. Depois, coloque-a dentro de um saco plastico limpo e seco. Caso você não utilize a massa erm 5 dias, conserve-a na geladeira. Para isso, a massa não pode estar tingida.

Antes de tingir a massa com a cor desejada, coloque um pouco de de tinta branca para que não fique tranparente após a secagem. Depois, acrescente a cor desejada e misture. O ideal é tingir a massa um pouco antes do uso.Para isso use tinta óleo, guache, acrílica, para tecido, ou pigmento para parede (Xadrez ou suvinil).

Utilize sempre pouca tinta para não ressecar a massa. Depois de seca, escurecerá 3 vezes mais e diminuirá o tamanho.

Se sua intenção é fazer várias peças, tinja a quantidade de massa suficiente para todos os trabalhos de uma só vez, Caso contrário, poderá ocorrer diferenças de tons.

Para unir todas as partes do trabalho, use sempre cola branca.

Não aguarde a secagem total do trabalho para colocar os cordões nas peças articuladas.

O tempo de secagem da peça varia de 3 a 4 dias, dependendo da temperatura ambiente. Nunca embale a peça antes de extar completamente seca.

Para retirar a umidade, deixe secar sobre papelão. Caso precise de uma secagem rápida, coloque a peça em secadora de roupa (de parde) por no mínimo 2 horas.

Cole o imã quando a peça estiver totalmente seca.



Ajudei?
Espero que sim! Aguardo as vossas opiniões sobre os medalhões!

beijinhos,
a Educadora!

1 comentário:

Filipa Santos disse...

Boa noite,

Adorei as medalhas. A minha ideia era fazer os moldes da mão da minha filha que tem 21 meses, dá para utilizar esta pasta ou indica-me outra?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails