Seguidores

Colegas, têm algum Portfólio/Dossier da vossa prática pedagógica?

terça-feira, 30 de março de 2010

O bom da Páscoa - um dia à volta dos folares


Olá a todos/as!

Estamos na Páscoa, mais uma época que se passa em família, mas...uma época em que se come muito bem por sinal! Existem as amêndoas (de chocolate, de licor, de açúcar, de isto e daquilo), os ovos de chocolate, o cordeiro, os económicos e...os folares!
Há folares de tudo e mais alguma coisa: de ovos, de açúcar, de caramelo, de carne, de canela, doces e sei lá mais o quê!

Mas nós,decidimos tentar fazer os famosos folares de carne. Digo-vos: foi divertido para a equipa da sala e para as crianças, foi saboroso e uma experiência a repetir!

Ora aqui fica a receita (nota: convém os ingredientes estarem mornos/quentes e foi tudo a olho =P):

1º Começamos por cortar um pouco de manteiga de culinária e colocar para derreter;

2º Colocar farinha num recepiente;

3º Dissolver fermento de padeiro num pouco de água quente e sal;

4º Depois de bem dissolvido, adicionar à farinha;

5º Entretanto, deve-se partir as carnes (neste caso usamos linguiça e bacon) e untar as formas com manteiga, adicionando um pouco de azeite no final;

6º Adicionar azeite;

7º Adicionar a manteiga derretida e ir juntando farinha;

8º Amassar, amassar, amassar e amassar muito bem!;

9º Adicionar os ovos um a um e ir amassando;

10º Depois de muito bem amassada, verificar se a mesma se descola das paredes do recepiente. É aqui que se vê se a massa está boa, pois se esta se descolar, é sinal que tem bastante azeite, ou seja, vai ficar uma delicia!

11º Para provar, podemos dar um pouco às crianças. Elas adoram lambuzar-se!

12º Unta-se as mãos com azeite, retira-se uma bolinha de massa, abre-se e coloca-se a carne. Volta-se a fechar e coloca-se na forma;

Depois de estar nas formas, deve-se aguardar algum tempo, num ambiente quente, para que a massa possa levedar. Depois vai ao forno até cozinhar.

Olhem que pequenas maravilhas!

Para as crianças levarem para casa, colocamos o folar sobre um guardanapo, atamos com ráfia como se fosse um queque e colocamos num saquinho!

Experimentem! É delicioso e as crianças divertem-se a mexer nos ingredientes, provar novos sabores, tocar novas texturas...

Beijinhos,
a Educadora!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails